Um pouco sobre o curso de Moda!

Fashion-Design-Schools-California-The-Art-Institutes

Uma das primeiras coisas que fiz assim que decidi estudar moda foi pesquisar um sobre o curso, como tudo funciona, as aulas que iria ter o custo ($$), se era legal ou não… Enfim, eu tinha mil duvidas e poucas respostas, que felizmente foram resolvidas quando comecei a faculdade.

Se você está interessado em fazer moda, esse post é pra você! Vou tentar explicar um pouco como tudo funciona, expectativas e tudo mais.

Assim que eu decidi fazer Moda eu tive que me preparar para duas coisas: o preconceito – sim, ele existe ainda- e a não aceitação. Eu estava em duvida em que curso fazer, por isso fiz teste vocacional para saber o que seria melhor: Moda ou Arquitetura (acho que isso acontece com a maioria) e acredite, o resultado foi Arquitetura! A psicóloga faz um teste que consegue identificar seu perfil e dizer em qual você terá mais facilidade de se adaptar. Mas eu não tinha certeza se era aquilo que queria: construir casas e contas de matemática.
Depois de conversar muito com meus professores, eles me incentivaram a correr atrás do que eu queria: Moda!
Meus pais no começo não aceitaram muito, minha mãe sempre quis ter um filho Medico, e meu pai queria que eu fizesse algo relacionado à Informática. Não adiantou, moda sempre esteve no meu sangue: minha vó era costureira, minha bisavó também… Daí já viu!

Infelizmente não são todas as faculdades que oferece o curso, pesquisei bastante antes de escolher algumas para o vestibular.
No Brasil são poucas as faculdades/universidades públicas que tem Moda como curso de graduação, sendo algumas delas: USP, UEL, UEM, UDESC,UFC. Já as particulares são muitas, principalmente no estado de São Paulo.
Apesar de morar próximo a São Paulo minha mãe não deixou eu ir morar lá ou ir todos os dias , por achar perigoso e tudo mais, então decidi fazer numa faculdade do interior de São Paulo. O curso é de 2,5 anos, voltado mais para a área de Design- criação- do que têxtil.

Se você acha que Moda é só desenhar pode ir parando por aí. Lógico que temos aula de desenho, mas não é só isso. Gestão de negócios, história da arte, história da moda, modelagem, ilustração digital, mundo contemporâneo, português, design criação e estilo, tecnologia têxtil , produção de moda… São varias aulas e coisas diferentes fundamentais para ser um profissional qualificado.
Moda é arte e recheada de história, então se você não gosta de história isso será um grande problema!  O hoje é assim devido ao passado, e assim acontece com as roupas, que tem um passado, uma cronologia, e fatos importantes para que houvesse uma mudança na maneira de se vestir.

Como comentei lá em cima, o preconceito é grande! Você ainda vai ouvir as seguintes frases : Moda nem é curso / Moda não da futuro / Você não estuda, faz moda!  / Acho que vou fazer Moda , é só desenhar né ? / Vai fazer Moda e trabalhar com que ? Quer ser costureira? , entre tantas outras que todos os estudantes de moda escutam .

Moda não é só para quem quer ser Estilista / Designer ! Neste universo fashion você encontra vários segmentos , como por exemplo : Jornalismo de Moda, Personal de Stylist, Modelista… Qualquer que seja a sua vontade, pode ter certeza que achará um ramo para você.

Hoje em dia o emprego nesta área não é tão difícil, mas para quem mora no interior fia complicado. Isso porque a indústria têxtil e as grandes marcas se concentram nas capitais ,como São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza.  Mas a busca por jovens e pessoas formadas em Moda existe e é grande. Ou seja, se falarem que não tem emprego, mentira!

Independente do que dizem se é isso que você gosta ou deseja trabalhar, corre atrás do seu sonho e da sua vontade. Não se deixe abalar pelo preconceito, pela falta de apoio ou coisa do tipo, é a sua vida, é a sua carreira, então não desista por nada, porque no final o reconhecimento aparece e o orgulho de ver um trabalho seu tão bem feito ou sendo premiado compensa tudo de ruim.

Se você tem alguma duvida sobre o curso, carreira ou qualquer fato relacionado à Moda, comente aqui ou me mande um e-mail: giovangarciia@gmail.com, irei responder com o maior prazer e te ajudar!

beijos

Anúncios

6 comentários sobre “Um pouco sobre o curso de Moda!

  1. Olá Giovana tudo bom? Adorei seu post sobre a facul, também tenho vontade de fazer moda! Queria saber se aonde vc cursa tem aulas de costura? E se da pra aprender tudo na facul? E qto tempo de curso? E se o curso é mesmo o que vc esperava?
    Agradeço desde já! Bjs

Gostou ? Comente.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s