História da Moda : Barroco e Rococó.

Nesta segunda feira começam as minhas provas e se Deus quiser, não vou ter que fazer a PO3 ( uma prova onde cai a matéria de todo semestre, para ver se consigo nota o suficiente pra passar de semestre.) Mas como eu AMO estudar, e isso é verdade, já até consigo ver as minhas lindas férias chegando cada dia mais perto.

Hoje terei prova de : História da Arte e História da Moda. Para quem não gosta de história, isso é até que um probleminha, pois é uma matéria MUITO importante, principalmente para quem trabalha com criação e design. Mas entre essas duas eu não consigo escolher qual a melhor, porém quando se trata de Barroco e Rococó, com certeza é em Historia da Moda que eu me derreto toda.

Enfim, como eu tenho que estudar, eu sempre faço resumo das coisas para poder ir lendo no caminho, então decidi trazer um pouco sobre a historia da moda nestes dois períodos: Barroco e Rococó.

 

1- Barroco: (XVII-XVII) – O exageiro.

O que predominou por 60 anos neste período foi uma roupa simplista.
O rufo deixa de ser usado e passa a ser uma gola alta em 1610, mas por causa dos longos cabelos em 1620 ele se torna uma gola caída.

Na segunda metade do século , o Barroco passa a ser representado por roupas mais elaboradas e refinadas. Os vestidos tinham caudas e volumes que demostravam o poder aquisitivo aristocrático.

Neste período é só lembrar dos Três Mosqueteiros.

Luis XIV: O rei sol.

 Este Rei governou a França por um longo período. Conhecido por gostar do luxo e glamour.
Sapatos com salto alto, diamantes, champagne, alta costura, e a primeira escola de moda, foram algumas coisas que ele nos deixou! Ele produziu os melhores bailes de toda a França.

O traje masculino neste período eram de tecidos finos e bem elaborados. Também se tornou comum o uso de perucas, pois quando o Rei ficou careca começou a usar.

O traje feminino era composto pelo corpete decorado, saias mais curtas mostrando as anáguas decoradas por fitas. Mangas bufantes e gola caída compunham o vestido.
Os cabelos eram repartidos ao meio, com cachos nas laterais, e mais tarde os cachos eram na testa. Também era usado o fontage, um chapéu estruturado com arame  com babados.

 

2- Rococó: – Exagero do Exagero. ( Cores pasteis e dourado)

O rococó teve inicio na França em XVIII e pode-se dizer que é a passagem entre o Barroco e o Neo-classicismo  Suas principais características são:

  • Luxo e ostentação

  • Replicas dos trajes da nobreza

  • Muitas formas e curvas

  • Elementos decorativos

Luis XV:

Sob seu reinado a moda do Rococó esteve no seu ápice, e os volumes nas roupas dificultavam ate o caminhar. AS perucas diminuiram e passaram a ser empoadas com talco.- por conta do iluminismo, ou seja: clarear as ideias… logo transferiram isso para as perucas.-

Moda Feminina:

  • Maquiagem bem pálida.

  • inspiração na natureza

  • vestidos abertos e fechados.

  • pregas nas costas.

Moda Masculina:

  • Culottes até os joelhos, camisa, colete, casaca, meia branca e sapato de salto.

  • cabelos ou perucas com rabo de cavalo

  • chapéu tricórnio

  • casacos mais longos e sapatos delicados.

Os tecidos mais usados eram o: cetim, seda e brocado. O volume nas saias era dado através de armações chamadas Paniers.O exemplo de elegância na moda era a Madame de Pompadour, amante de Luis XV .

Madame de Pompadour

Os decotes eram quadrados e as mangas 3|4 com babados e fitas decorando.
Com o tempo as roupas masculinas ficaram mais simples com uma cara mais militar, casacos ficaram mais acinturados.

Luis XVI:

O seu reinado será  sempre lembrado por conta de Maria Antonieta, mulher de Luis.
Esta época é marcada pelos penteados amplos e ornamentados, vestidos enormes com MUITO volume, babados e grandes decotes.
Maria Antonieta vivia em um luxo tremendo, e passava isso para suas vestes: vestidos cada vez maiores, perucas grandes, e muito luxo. Após ter a 1º filha ela muda seu estilo, passando a ser mais simples.

 Isso é só um pedaço de toda a história da moda!

Beijos da Gi.

Anúncios

Um comentário sobre “História da Moda : Barroco e Rococó.

Gostou ? Comente.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s